Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

29.11.04

Shabu shabu

Um dia desses fui com um grupo muito grande de brasileiros para um restaurante que servia um prato de nome interessante: Shabushabu. Imagino que o nome venha do 'barulho' que se faz quando se prepara o prato. Normalmente, nas vitrines dos restaurantes, dá para ver um modelo dos pratos que, no caso do Shabushabu, parece como isso:

A carne

Os complementos

O shabushabu é basicamente carne cozida em água fervente. Como a carne tem mais ou menos 3 mm de espessura, cozinha em menos de 1 minuto. Depois, é só servir com molhos.

A carne do mostruário era bem diferente da realidade. Como dá para ver aqui, a carne é tão fina que dá para ver do outro lado.

Por último, os ingredientes usados.

Pafê(?)


No Japão, se você quiser um sundae, não deve pedir por um. Os sundaes japoneses são tão sem graça quanto os do Mac's, e às vezes nem tem castanha moída.
O melhor é pedir um Pafê. Não sei de onde vem a palavra, então fica a palavra usada em japonês. De qualquer jeito, não imagino que seja uma versão local do nosso pavê. Como um sundae, é fácil de fazer: sorvete, frutas, sucrilhos, gelatina e outras coisas empilhadas dentro de um copo com cobertura de chantilly, com um enfeite de chocolate ou outra coisa. Se quiser melhorar, e adicionar um sabor mais japonês, é só colocar coisas como feijão doce (azuki), bolinhas de shiratama, ou gelatina yokan. De qualquer jeito, é uma sobremesa que eu gosto. Mesmo com cobertura de feijão. :)

Pato à Pequim


Visitando a cidade de Yokohama, passei pela famosa Chinatown de lá. Por ser famosa, virou lugar turístico e, por ser turístico, os preços são de lascar.
A maioria das lojas dessa Chinatown são restaurantes. Entre as delícias que eu encontrei lá, havia esta: Pato à Pequim. Difícil não notar o 'detalhe' de que o pato é servido inteiro, só sem as penas. Imagino se ele ainda tem o 'recheio' natural...
Outro detalhe, mais importante: o preço (na esquerda): quase 250 reais. Decidi: só como pato à Pequim se for convidado.

19.11.04

Nikuman

Mais um prato 'típico' japonês: o nikuman
Este simpático pãozinho, como muitas coisas do oriente (não é só no Japão que há pratos incomuns para nós brazucas), guarda grandes surpresas em seu interior.

Para quem chega do Brasil, desesperado por um prato conhecido, cuidado. Nada é o que parece.
Vamos ver como parece o bicho por dentro.

No final das contas, é um pouco estranho no início, por ser um pouquinho doce, mas até que é gostoso. E num dia mais frio, é recomendado.
Engraçado, eu sempre quis fazer a 'análise' do nikuman. Eu tinha pensado na foto acima há um tempão. Bom, agora consegui.
Espero logo ter mais pratos para mostrar.

Sabor de terras distantes


Esta foi interessante. Comi isso na casa de uns amigos que vieram de um país distante que moram aqui no Japão. É um tipo de sopa de feijão com pedaços de porco, servida com farinha feita de uma raiz chamada mandioca, eu acho, com arroz, junto com um tipo de folha que não se acha muito por aqui chamada... hm... couve, eu acho.
Que tipo de coisas a gente encontra por aqui.... Mas estava muito gostoso... hehehe
Pois é, depois de incontáveis milênios, pude comer de novo uma feijoada, e muito boa por sinal.
Eu sei que é meio contra o sentido do blog, que é de comidas do oriente, mas é muito difícil de encontrar por aqui...
Se bem que, em alguns mapas que vendem por aqui o Japão está no centro e o Brasil, na extrema direita. Logo, o Brasil acabaria sendo o extremo oriente, se visto aqui do Japão, não é? :)

Reconhece isso?


Imagino com o que isso deve parecer...
Esta 'coisa' é um espetinho de frango à milanesa. Engraçado como algo que não e tão estranho assim para nós brasileiros pode parecer tão alienígena dependendo do ângulo...

5.11.04

Come que é saudável

Ontem eu achei na loja da universidade mais um tipo de doce 'saudável'.
Se você sempre ficou preocupado com a falta de cálcio no chocolate, não se preocupe mais. Finalmente achei a solução:

Chocopeixe!

É bem simples: basta cobrir peixinhos (Iwashi ou Iriko) secos e cobrí-los com puro chocolate ao leite.

O resultado é esse doce de aparência saudável e apetitosa. É claro, experimentei com meus amigos. Assim que abri o pacote, fui presenteado com o saudável aroma de caldo de peixe (dashi). Distribuí um pedaço (um peixe?) para cada um e provamos todos 'ao mesmo tempo' (isto é, esperaram algum corajoso colocar na boca para provar que não era veneneoso). Ficamos literalmente sem palavras com o sabor.