Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

1.1.05

Lamen

Outro prato chinês famoso no Japão. Aliás, absurdamente popular. Existem até especialistas no assunto, capazes de dizer qual loja fez tal variedade de lamen por qualquer um de seus constituintes, seja a disposição dos ingredientes, gosto do caldo ou vasilhas usadas.
Mais um detalhe interessante: imagino que vocês devem ter ouvido o nome de algum lugar. O lamen é o 'ancestral' dos macarrões instantâneos que circulam no Brasil (e em outras partes do mundo), apesar de ter pequenas diferenças.

Diferente do soba, não leva trigo sarraceno, daí tem aparência mais 'normal'. Eu nunca ouvi falar de lamen feito na loja, logo deve as diferenças com o soba não ficam só no tipo de trigo.
Uma vez eu tentei fazer lamen em casa, usando um dos pacotes de miojão que eu guardava em estoque (e quem não tem um perdido no armário?) Ficou comestível, mas nada parecido. O segredo é mesmo do soba: o caldo. Esse, mais que o soba, pede uma sopa elaborada para fazer o caldo. Bom, o prato é afogado em caldo, logo faz sentido a exigência de uma sopa saborosa. Além do que, considerando que os ingredientes são basicamente iguais (pelo menos para o lamen básico), a chave para o sucesso ou fracasso para um restaurante especializado (há literalmente milhões aqui) está no tipo de sopa, que faz o diferencial.

Muitos restaurantes fazem o caldo com cebolas, dentes de alho e ossos e carne de porco, cuidadosamente passados em filtro, adicionando posteriormente um pouco de outros caldos, que ainda não consegui identificar. Sei que tem shoyu e mais um, extremamente gorduroso, que às vezes é incluido.
Outros ingredientes bastante comuns são o Chashu, fatia de carne de porco (lombo?) assada e cebolinha. Às vezes tem um pedacinho de alga, que ajuda no gosto.

Soba

Um pouco de comida oriental para variar. Soba é um dos pratos mais populares no Japão, mas não é japonês. Como as outras massas populares, veio da China (corrijam-me se estiver errado). Há várias formas de comer, e vários tipos de acompanhamento.
Esse, em especial, era chamado Manpuku Soba (Soba barriga cheia). O que fazia justificar seu nome era o acompanhamento de tempura (mais uma influência estrangeira que fez grande sucesso aqui) e uma lasca de mochi (pasta puxa-puxa de arroz), além de algumas verduras.

O que explica a cor diferente dos outros tipos de massa é o fato de ter uma parte de trigo sarraceno na receita (chamado localmente de Soba-ko). Muitas vezes é feito na própria loja, sendo assim chamado de Teuchi soba (batido à mão). Não como com freqüência suficiente para conseguir sentir alguma diferença signfiicativa entre o feito em fábricas ou à mão, ainda me parece tudo igual.

O soba é disponível no Brasil, e eu inclusive já achei em supermercados de grande porte. Vale a pena tentar em casa. Uma dica para preparar: um dos grandes segredos para o sabor das massas japonesas está no caldo que, apesar de quase transparente, tem muito sabor. Uma boa forma de fazer o caldo é fazer uma sopa com os ingredientes e depois filtrá-la. Outra dica é adicionar caldo de frango nesta sopa (antes de filtrar).
Um detalhe: eu nunca tentei fazer o caldo, mas foi o que eu 'senti' esses tempos (também tem um pouquinho que eu vi em televisão aqui e ali, que adiciono)... Boa sorte tentando. Depois me contem o resultado. :)