Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

26.5.05

Barrinha de chocolate


Tá bom, chocolate tem em qualquer lugar. Mas esse aí merece um destaque.
Note na direita a pequena nota de dez reais sobre a barra. Não há montagens, a barra de chocolate é gigantesca mesmo. É uma dose mensal de chocolate (400 gramas).

21.5.05

Takoyaki

Há um salgado no Japão que é extremamente popular. Feito de massa com cobertura de maionese e um molho levemente adocicado. Às vezes há outros tipos de cobertura, mas de qualquer jeito, os japoneses adoram.
Não nego que tem pessoas que não gostam do negócio por causa do recheio. Afinal, não são todos que apreciam bolinhos de polvo.

O nome do prato já dá uma idéia do conteúdo. Tako significa polvo e yaki assado, frito (no caso, na chapa). O prato é bem fácil de fazer.
Basta colocar em formas de ferro (em geral) especiais, com várias concavidades redondas, pré-aquecidas a massa (cuja receita eu desconheço completamente) e adicionar pequenos pedacinhos de polvo. Delícia! :)

Para completar, pedia ao meu amigo para mostrar como o troço é por dentro. Não é lá muito apetitoso, mas a gente pode falar o mesmo da coxinha e do quibe...
Ah, um detalhe. A outra cobertura que é bastante usada por aqui é chamada de Katsuo bushi. Basicamente, é raspa do peixe Bonito (katsuo), previamente torrado ao ponto de ficar duro feito uma pedra (fedida). Eu não gosto muito porque o troço é extremamente sensível ao calor e fica mudando de forma quando colocada sobre os famigerados bolinhos. Não acho nada apetitoso comer algo cuja cobertura fique se contorcendo como se estivesse com dores. Se os outros gostam, problema deles...

16.5.05

Fruta dragão


Hoje fui na feira de cultura tailandesa, que é realizada anualmente em Tóquio. Desta vez pude provar algo que deixei escapar da última vez: a misteriosa fruta-dragão.
Esta fruta, a hylocereus undatus, parece de mentira. A cor vermelho-roxeada da polpa, que é semelhante a um morango, parece uma combinação de tintas. A fruta veio congelada, pois não parece ser muito duradoura. Talvez por ainda estar meio fria, não deu para sentir o sabor muito bem. Pelo menos não tem gosto ruim mas, para algo tão colorido, eu esperava algo mais saboroso. Talvez provando da fruta em sua terra natal, tenha gosto melhor.
Não posso deixar de confessar uma decepção: uma fruta com um nome tão poderoso deveria dar pelo menos algum tipo de superpoder. Hm... Quem sabe ela dê a vida eterna, mas eu não estou a fim de testar os limites do poder da fruta.
Imagino de onde veio o nome....

1.5.05

Calorie Mate


Quem já viu o jogo Metal Gear Solid 3 (Snake Eater) viu algo sobre o Calorie Mate. Eu não sei o quanto esse troço e popular fora do Japão, ou mesmo se está a venda.
Está disponível nas versões biscoito (a mais tradicional) e Jelly (acima)
Aqui, ele vem em vários sabores, sendo que os que eu lembro agora são Queijo, Chocolate e Frutas. O último tem um gosto forte de grapefruit, o que o torna insuportável para mim. O resto é bom. Não é excelente, mas tem uma grande vantagem, (o biscoito) dura bastante, e serve como refeição de emergência. Se você pensa que viver longe da selva elimina a necessidade de coisas do tipo, espere até ir a certos países do Sudeste Asiático, onde metade da comida disponível (no interior) parece ter saído do controle de zoonoses.
Aqui também mostra sua utilidade, já que com tantas catástrofes naturais é sempre bom estar preparado.
Recentemente, eu me deparei com a versão gelatinosa do produto, que garante (assim como a versão biscoito) todas as vitaminas e sais minerais de uma refeição. Ou seja, parece comida de astronauta. Eu não sou muito fã de coisas tão artificiais. Prefiro conseguir meus nutrientes com uma refeição bem balanceada. Além do que, os 200 ml do produto não são nem vagamente suficientes para dar a sensação de alimentação. A versão biscoito é um pouco melhor, mas não dá uma sensação muito saudável. Afinal de contas, ainda são biscoitos.

Sojavete!


Finalmente achei aqui no Japao um sorvete feito de leite de soja. Ta bom, e sabor figo com rum, mas nao e ruim. Na verdade, achei ate gostoso. So tinha um amarguinho no final, causado pelo preco elevado. O troco rivaliza com os sorvetes da Haagen Dazs. Imagino que meu consumo desse troco vai ser bem limitado...