Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

30.11.06

Novo sabor de Lamen


Quando se fala de Lamen, não se fala de um único prato, mas sim de um tipo de prato, que vem em vários sabores. A essência é uma só: macarrão tipo lamen, caldo (que é a alma do prato e, por isso, cada loja tem sua receita secreta) e complementos. O que você coloca como complemento é o que define o prato. Desta vez, uma variedade do chamado Chikara Lamen (Lamen de Força), que leva muito alho e alguns vegetais mais nutritivos. Muito bom para prevenir uma gripe e para encher a barriga! :)

Dango de novo!


Esta é a segunda aparição do popular doce chamado Dango. Esta é a versão mais comum, sem cores estravagantes. Para acompanhar, o molho doce, chamado mitarashi, feito de shoyu, açúcar e amido de milho. É gostoso, se você está preparado para sabores novos. Na verdade, o gosto não é muito diferente de melado, só um pouco menos doce. Alguém aceita?

23.11.06

É marmelada!


Como eu falei no blog principal, a minha senhoria recentemente me deu uma fatia desse doce de visual estranho. É chamado Yokan. Basicamente, é uma 'marmelada' de feijão tipo azuki. Como vocês sabem, o feijão é usado como doce aqui no Japão e, nada mais natural que usar também para fazer marmeladas. É gostoso se usado para acompanhar chá japonês e é especialmente bem-vindo se estiver acompanhando o chá usado na cerimônia do chá, que é bem forte.
Esta versão vinha acompanhada de avelâs japonesas, chamadas Kuri, naturalmente descascadas. Mais uma recomendação, já que é um doce bem tradicional. Eu sei que há uma resistência natural a doces feitos de feijão mas, uma vez vencida essa barreira, não há muitos problemas. Além disso, você só corre o risco de se nutrir de proteínas, o que é meio incomum para doces. :)
Quando eu tiver a chance, vou oferecer doce de arroz para a minha senhoria e ver a reação dela. :)

Contribuições da península coreana


Minha esposa consegui esse doce coreano com uma amiga. Eu resolvi cortar antes de morder, para uma boa foto. Além disso, eu não podia descartar a possibilidade de o 'doce' ser feito de algo inesperado como pimenta ou coisa parecida. Afinal, eu já consegui achar caramelos com sabor carne...
Felizmente não era nada 'nocivo', mas ainda assim inesperado. O que parecia ser um inocente pão-de-mel que nós vemos aos montes no Brasil era, na verdade, mochi (pasta de arroz batida) com cobertura de chocolate. Isso mesmo: arroz com cobertura de chocolate. :)
O que surpreendeu é que o doce ainda assim era bom, na medida do possível. Vale experimentar se você quer um sabor novo sem se arriscar a sofrer com efeitos colaterais.

Influências antigas: castela


Esse é um tipo de bolo que é muito conhecido em todo o Japão. O nome já indica suas origens de fora: castela. Provavelmente de origem espanhola e trazido pelos portugueses, é um prato apreciado a muito tempo. Eu gosto, mas não dá para dizer que é excepcional. Mas vale a pena provar. O nome atual, Nagasaki Castela, deriva de "Pão de Castela", como os portugueses chamaram o prato. Nagasaki, como muitos sabem, foi por muito tempo o único ponto de acesso do Japão com o mundo exterior (na época portugueses e holandeses), o que justifica a associação do prato ao lugar. A receita é extremamente simples, feita com farinha, ovo e açúcar. Como o açúcar era produto de luxo no Japão até o século passado, era considerado um prato caro. Hoje há variedades diversas, como o Yaki-castela, assado em formas de takoyaki. Essa é a minha variedade favorita, especialmente quando são comprados recém-assados em um dia mais frio.