Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

3.7.06

Salada Banbanji


Pelo nome(棒棒鶏糸), eu acho que a receita é chinesa. Como o meu chinês é tão afiado quanto uma colher de madeira, só posso chutar o significado. Acho que deve ser algo como frango desfiado com 'palitos' (de pepino). Os ingredientes são comuns: Pepino, tomate, alface, frango desfiado, água-viva... hm?
Exato, essa parte amarelada que parece cebola refogada é na verdade água-viva em conserva.
Eu e minha esposa (além de uma amiga) fomos visitar uma senhora japonesa, que nos ofereceu um vasto jantar, que incluía essa salada. Quando ela explicou os ingredientes da salada, eu estranhei quando ela falou 'água-viva'. Achei que era o nome que eles davam para algum tipo de alga ou coisa parecida. Não é uma dedução absurda, já que, ovo frito, por exemplo é chamado de 'olho frito', por causa da forma. Mas era água-viva mesmo. Pelo jeito nem todos os tipos são comestíveis, mas já fico surpreso de haver um. O gosto (sim, tem gosto) não é ruim, mas a sensação é como comer balas de alga com sal e pimenta...
Recomendo provar se tiver a chance. Não dá para esquecer o molho secreto (foi uma receita caseira, misturando molho de salada comum, com vinagre e outros temperos), que dá um gosto especial.