Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

12.7.07

Almoço à moda japonesa!

Semana passada resolvi fazer um almoço em estilo japonês. Aproveito para passar a 'receita'. Imagino que seja relativamente fácil fazer uma refeição assim no Brasil.
Primeiro, a foto:

Na foto, está servido para duas pessoas, já que eu comi com a minha esposa... :)
Identificando as partes:
Na esquerda inferior, temos o arroz(1). Acima do arroz, salada(2) e à direita, tsukemono(3). No meio, temos o peixe(4) e, por último, o misoshiru(5).
Agora, vamos à 'receita'. Bom, eu não vou entrar em detalhes de como preparar, mas não vou deixar sem notas:
1 - O arroz japonês, como muitos sabem, não é solto. Outro detalhe, não é salgado. Como se usa um tipo de grão diferente, mais redondo, ele tem mais facilidade de aglutinar que o arroz agulinha que comemos no Brasil. Mas dá para fazer. Só preste atenção para não deixar 'molhado', mesmo que empapado. Se possível, tente comprar arroz japonês, disponível em lojas japonesas nas grandes capitais (e provavelmente em muitas outras cidades de São Paulo). Se não der para aguentar o arroz sem sal, prepare com sal, mas sem o óleo e o alho iniciais. Aqui no Japão, o arroz vai direto para a água sem refogar.
2 - A salada, na verdade, ficou meio exagerada. Acho que é a parte menos 'japonesa' desta refeição. É claro, eles comem vegetais também no Japão, mas os pratos são mais 'arrumadinhos'. 3 - Geralmente há algum tipo de tsukemono (picles japonês) na mesa. Mais comum é o takuan, feito de daikon, nabo japonês ou ainda o de beringela japonesa (esqueci o nome). Neste caso, temos rakkyo, um tipo de cebola (eu acho), meu favorito. Cuidado com o takuan, pois o cheiro forte pode se espalhar facilmente pela geladeira... (mas o gosto é bom)
4 - O peixe foi feito simplesmente no sal e na grelha. Como variedade, pode ser o peixe inteiro (para os mais fortes), feito na brasa. Se for muito trabalhoso, vai na frigideira mesmo.
5 - O misoshiru, caldo de pasta de soja, é o mais 'fácil' de fazer. Basta comprar um instantâneo (também disponível em lojas japonesas). Por outro lado, se você tem a pasta de miso, também não é tão difícil de fazer. Há muitos modos de preparo. O que eu sei é o mais simples: uma colher de shoyu em água quente e depois filtrar a pasta de miso com uma colher em uma peneira (não misturar diretamente). Sal a gosto. Adicionar outros ingredientes como cebolinha picada ou alga japonesa e cozinhar um pouco *
*Não esqueça, eu não sou cozinheiro, tudo isso é feito com base em observação dos outros fazendo. Se você tiver outras sugestões de receita, elas serão adições muito bem-vindas.

E é isso aí. Se você tentar isso em casa, diga se deu certo. :)

Por sinal, os vasilhames também estão disponíveis em lojas relacionadas a produtos japoneses. Há variedades de plástico e louça e não são muito caros, até onde eu me lembro.