Patinhas de caranguejo
A culinária japonesa é famosa pela estética sofisticada em pratos pequenos e delicados. Cada refeição japonesa (especialmente a de restaurantes) é uma mini obra de arte, que às vezes dá até pena de comer.
Hoje, entretanto, apresento um outro estilo de refeição, extremamente popular em muitos lugares do Japão e que com certeza muitos brasileiros apreciariam sem hesitar: patas de caranguejo cozidas.
Admito que o título não é especialmente chamativo. Mas, como dá para ver na figura, não são patinhas comuns. O tipo de caranguejo em questão é o Chionoecetes Japonicus, o caranguej0-das-neves japonês (acho que esse é o nome do bicho), mais conhecido aqui como Zuwaigani. Nomes à parte, o prato é uma delícia, mesmo para quem não é fã de caranguejo como eu. Ainda mais nas condições em que ele foi servido: rodízio de caranguejo com bebida à vontade. Havia outros tipos de caranguejo também, como o caranguejo-cabeludo (Erimacrus Isenbeckii), mas era perda de tempo. Para que desperdiçar tempo (esqueci de falar que tinha o limite de duas horas no rodízio, limitação estabelecida pela loja por motivos óbvios) com pratos menores? Não. Aquela foi a noite de caranguejo com cerveja.
O preço, como de se esperar, foi uma tremenda mordida. Mas valeu bastante a pena, já que o que a gente pagou por refeição foi equivalente ao que se pagava na praça por um terço das 'patinhas' da foto. Geralmente eu me sinto contrariado por pagar caro por comida. Acho que se gente deve comer bem a preços justos. Mas nesse caso fiz uma exceção, e não me arrependi.
Alguém quer uma patinha? :)
<< Home