Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

13.12.06

Hiyoko Manju


Cada província, cidade, vila ou região do Japão tem algum tipo de especialidade que só pode ser encontrado por lá (ou pelo menos é o que eles dizem). Tem duas utilidades: é uma lembrança para seus amigos e familiares e também uma prova de que você esteve lá mesmo. :)
No caso de Tóquio, tem este aqui, chamado de Hiyoko Manju, que seria algo como 'bolinho de pintinho'. O nome vem da forma característica do doce. Por dentro, tem uma massa doce branca, chamada shiro an. Pelo que eu consegui descobrir, isso é feito de outros tipos de grãos que não o azuki, que normalmente é usado para fazer a conhecida pasta de feijão doce chamada anko. No final das contas, ainda é um tipo de 'doce de feijão'.
Este é um doce muito famoso, à venda nas estações de trem-bala de Tóquio e em alguns outros lugares da cidade. É visto como um 'doce típico' daqui. Uma curiosidade: apesar do doce ser considerado uma especialidade de Tóquio, na verdade é originado de Fukuoka, que fica na ilha de Kyushu. O motivo é que a empresa que fabricava o doce lá abriu uma filial em Tóquio (na verdade na vizinha Yokohama) e passou a vender nesta região. Logo o pessoal começou a associar o doce com Tóquio, apesar de não ter o nome da cidade no doce, como acontece com o Tokyo Banana ou o Tokyo Tamago (Ovo de Tóquio). Admito, o pessoal escolhe ótimos nomes para fazer piadas infames em portguês.