Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

23.11.06

É marmelada!


Como eu falei no blog principal, a minha senhoria recentemente me deu uma fatia desse doce de visual estranho. É chamado Yokan. Basicamente, é uma 'marmelada' de feijão tipo azuki. Como vocês sabem, o feijão é usado como doce aqui no Japão e, nada mais natural que usar também para fazer marmeladas. É gostoso se usado para acompanhar chá japonês e é especialmente bem-vindo se estiver acompanhando o chá usado na cerimônia do chá, que é bem forte.
Esta versão vinha acompanhada de avelâs japonesas, chamadas Kuri, naturalmente descascadas. Mais uma recomendação, já que é um doce bem tradicional. Eu sei que há uma resistência natural a doces feitos de feijão mas, uma vez vencida essa barreira, não há muitos problemas. Além disso, você só corre o risco de se nutrir de proteínas, o que é meio incomum para doces. :)
Quando eu tiver a chance, vou oferecer doce de arroz para a minha senhoria e ver a reação dela. :)