Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

7.5.07

Kashiwamochi


Quando estava voltando para casa, me deparei com este quitute no balcão de uma lojinha perto de casa. Este é o kashiwamochi.

O doce é coberto com uma folha de kashiwa (daí o nome), o carvalho japonês (acho). Vou ser sincero, não sei se a folha é usada como mero enfeite, como aromatizante, do mesmo jeito que a folha de louro na feijoada, ou se é parte do prato. Na dúvida, tentei comer (o que, admito, é um pouco contra o senso comum...). As fibras centrais da folha são duras demais para comer, então não arrisquei devorar o prato todo. Lembra vagamente o gosto (do que eu acho que seja) folha de parreira.

O mochi, envolvido pela folha, é como se espera de um doce japonês convencional: recheado de feijão doce (ankô), mas não tão pastoso como sempre, o que quer dizer que os grãozinhos de feijão eram bem distintos.

Como avaliação geral, acho que o doce tem bastante do 'exótico' que a gente espera quando está procurando pratos novos no outro lado do mundo. Vale a pena experimentar. Outra utilidade que eu descobri é assustar a patroa, que não é tão chegada em 'exóticos'.

Vai uma mordida aí?