Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

1.1.05

Soba

Um pouco de comida oriental para variar. Soba é um dos pratos mais populares no Japão, mas não é japonês. Como as outras massas populares, veio da China (corrijam-me se estiver errado). Há várias formas de comer, e vários tipos de acompanhamento.
Esse, em especial, era chamado Manpuku Soba (Soba barriga cheia). O que fazia justificar seu nome era o acompanhamento de tempura (mais uma influência estrangeira que fez grande sucesso aqui) e uma lasca de mochi (pasta puxa-puxa de arroz), além de algumas verduras.

O que explica a cor diferente dos outros tipos de massa é o fato de ter uma parte de trigo sarraceno na receita (chamado localmente de Soba-ko). Muitas vezes é feito na própria loja, sendo assim chamado de Teuchi soba (batido à mão). Não como com freqüência suficiente para conseguir sentir alguma diferença signfiicativa entre o feito em fábricas ou à mão, ainda me parece tudo igual.

O soba é disponível no Brasil, e eu inclusive já achei em supermercados de grande porte. Vale a pena tentar em casa. Uma dica para preparar: um dos grandes segredos para o sabor das massas japonesas está no caldo que, apesar de quase transparente, tem muito sabor. Uma boa forma de fazer o caldo é fazer uma sopa com os ingredientes e depois filtrá-la. Outra dica é adicionar caldo de frango nesta sopa (antes de filtrar).
Um detalhe: eu nunca tentei fazer o caldo, mas foi o que eu 'senti' esses tempos (também tem um pouquinho que eu vi em televisão aqui e ali, que adiciono)... Boa sorte tentando. Depois me contem o resultado. :)