Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

21.5.05

Takoyaki

Há um salgado no Japão que é extremamente popular. Feito de massa com cobertura de maionese e um molho levemente adocicado. Às vezes há outros tipos de cobertura, mas de qualquer jeito, os japoneses adoram.
Não nego que tem pessoas que não gostam do negócio por causa do recheio. Afinal, não são todos que apreciam bolinhos de polvo.

O nome do prato já dá uma idéia do conteúdo. Tako significa polvo e yaki assado, frito (no caso, na chapa). O prato é bem fácil de fazer.
Basta colocar em formas de ferro (em geral) especiais, com várias concavidades redondas, pré-aquecidas a massa (cuja receita eu desconheço completamente) e adicionar pequenos pedacinhos de polvo. Delícia! :)

Para completar, pedia ao meu amigo para mostrar como o troço é por dentro. Não é lá muito apetitoso, mas a gente pode falar o mesmo da coxinha e do quibe...
Ah, um detalhe. A outra cobertura que é bastante usada por aqui é chamada de Katsuo bushi. Basicamente, é raspa do peixe Bonito (katsuo), previamente torrado ao ponto de ficar duro feito uma pedra (fedida). Eu não gosto muito porque o troço é extremamente sensível ao calor e fica mudando de forma quando colocada sobre os famigerados bolinhos. Não acho nada apetitoso comer algo cuja cobertura fique se contorcendo como se estivesse com dores. Se os outros gostam, problema deles...