Experiências culinárias pela Ásia (especialmente Japão). Tem muita comida normal por aqui, mas eu vou dar ênfase nas estranhas! :)

20.7.07

Churrasco estilo coreano

Este mês fomos numa churrascaria estilo coreano. Felizmente tinha coreanos com a gente (era um grupo grande) e recebemos instruções de como nos servirmos apropriadamente.
A carne vem em cortes modestos, mas em quantidades generosas (era do estilo 'coma o quanto puder por duas horas').Uma característica muito peculiar de muitos tipos de restaurante aqui é que o cliente é quem prepara a comida. Assim, assim que iniciamos a nossa 'hora de degustação', a garçonete chega com um pratão de carne crua e os outros ingredientes.A cena pode ser um pouco estranha para brasileiros 'de primeira viagem', mas é divertido quando se pega o jeito. É como fazer um churrasco no clube, só que dentro de um restaurante. Ainda assim, tenho minhas dúvidas se isso ia dar certo no Brasil.
Para acompanhar o churrasco, não vem nem pão nem arroz. O que eles faziam era colocar uma fatia de carne na alface, complementar com molho de pimenta, pimenta verde picada, alho e caldo de pimenta, enrolar e comer. Apesar da receita parecer meio indigesta, não é tão forte, desde que se coloque doses mínimas de pimenta. Mesmo considerando o quanto eu sou fraco para pimentas, consegui saborear o prato sem nenhum problema. Também, se quiser dar uma variada no sabor tinha também uma saladinha e algas picadas.
Algúem aceita?

12.7.07

Almoço à moda japonesa!

Semana passada resolvi fazer um almoço em estilo japonês. Aproveito para passar a 'receita'. Imagino que seja relativamente fácil fazer uma refeição assim no Brasil.
Primeiro, a foto:

Na foto, está servido para duas pessoas, já que eu comi com a minha esposa... :)
Identificando as partes:
Na esquerda inferior, temos o arroz(1). Acima do arroz, salada(2) e à direita, tsukemono(3). No meio, temos o peixe(4) e, por último, o misoshiru(5).
Agora, vamos à 'receita'. Bom, eu não vou entrar em detalhes de como preparar, mas não vou deixar sem notas:
1 - O arroz japonês, como muitos sabem, não é solto. Outro detalhe, não é salgado. Como se usa um tipo de grão diferente, mais redondo, ele tem mais facilidade de aglutinar que o arroz agulinha que comemos no Brasil. Mas dá para fazer. Só preste atenção para não deixar 'molhado', mesmo que empapado. Se possível, tente comprar arroz japonês, disponível em lojas japonesas nas grandes capitais (e provavelmente em muitas outras cidades de São Paulo). Se não der para aguentar o arroz sem sal, prepare com sal, mas sem o óleo e o alho iniciais. Aqui no Japão, o arroz vai direto para a água sem refogar.
2 - A salada, na verdade, ficou meio exagerada. Acho que é a parte menos 'japonesa' desta refeição. É claro, eles comem vegetais também no Japão, mas os pratos são mais 'arrumadinhos'. 3 - Geralmente há algum tipo de tsukemono (picles japonês) na mesa. Mais comum é o takuan, feito de daikon, nabo japonês ou ainda o de beringela japonesa (esqueci o nome). Neste caso, temos rakkyo, um tipo de cebola (eu acho), meu favorito. Cuidado com o takuan, pois o cheiro forte pode se espalhar facilmente pela geladeira... (mas o gosto é bom)
4 - O peixe foi feito simplesmente no sal e na grelha. Como variedade, pode ser o peixe inteiro (para os mais fortes), feito na brasa. Se for muito trabalhoso, vai na frigideira mesmo.
5 - O misoshiru, caldo de pasta de soja, é o mais 'fácil' de fazer. Basta comprar um instantâneo (também disponível em lojas japonesas). Por outro lado, se você tem a pasta de miso, também não é tão difícil de fazer. Há muitos modos de preparo. O que eu sei é o mais simples: uma colher de shoyu em água quente e depois filtrar a pasta de miso com uma colher em uma peneira (não misturar diretamente). Sal a gosto. Adicionar outros ingredientes como cebolinha picada ou alga japonesa e cozinhar um pouco *
*Não esqueça, eu não sou cozinheiro, tudo isso é feito com base em observação dos outros fazendo. Se você tiver outras sugestões de receita, elas serão adições muito bem-vindas.

E é isso aí. Se você tentar isso em casa, diga se deu certo. :)

Por sinal, os vasilhames também estão disponíveis em lojas relacionadas a produtos japoneses. Há variedades de plástico e louça e não são muito caros, até onde eu me lembro.